sábado, 3 de novembro de 2012

Lojas Virtuais de Moda no Brasil

A visão macroeconômica do setor de moda no Brasil está em constante mudança. O Brasil tem exportado mais e a população tem consumido mais e de formas diferentes. A UCJ - UFMG Consultoria Júnior pesquisou sobre as principais alterações no mercado e suas consequências no varejo de moda.

Como é possível observar através do gráfico a seguir, a classe C vem despontando no consumo de roupas e acessórios. Segundo a UCJ, "ela foi responsável pela maior parte de compras de moda no país em 2011, num total de R$ 35,3 bilhões. Isto é resultado do aumento no nível de renda da população e da consequente elevação do consumo, assim como uma maior facilidade na obtenção de crédito e um dos menores níveis de desemprego já constatados na história do país.



Além disso, um dos setores que mais tem crescido no Brasil é o mercado da moda evangélica. Segundo o IBGE, em 2000 o número de evangélicos no Brasil chegou a 26 milhões, quase seis vezes o de 60 anos antes. Marcas pioneiras no negócio, possuíam uma produção de cerca 5 mil peças por mês antes desse crescimento. Com essa mudança, o número de peças produzidas multiplicou dez vezes e o faturamento das lojas já giram em torno de R$ 2 milhões mensais. Os maiores clientes são os atacadistas — 20% comerciantes e 80% pessoas que revendem os produtos nos cultos".


No entanto, o que mais temos visto em termos de crescimento e inovação são as compras virtuais, cuja participação cresceu de 3% para 7% no período entre 2009 e 2011. Percebemos isso através de novos comerciantes de roupas de todo o Brasil que têm nos procurado em busca de revender a moda mineira através da internet. Além dos lojistas que já atingem esse mercado, expondo suas lojas físicas em ambientes virtuais como sites, facebook e outras redes sociais.

"Dados da consultoria E-bit mostram que, entre 2007 e 2010, o segmento da moda subiu da 26ª  para a 6ª  colocação no ranking das categorias que mais vendem on-line. Isso aconteceu porque os consumidores estão perdendo o medo de comprar roupas e acessórios pela internet. Receio este relacionado à qualidade da roupa, caimento, acabamento e o principal: a garantia de recebimento. Os sites têm se mostrado mais seguros e transparentes na hora de vender, oferecendo sistema de conversa on-line e SAC para tirar dúvidas e receber reclamações.

O futuro do mercado da moda no Brasil é, portanto, a venda de produtos inovadores e com design diferenciado. 

A produção ágil, flexível e criativa da moda mineira nos deixa totalmente preparados para atender esse novo nicho de mercado. A exclusividade de nossas peças e o atendimento em pronta-entrega facilitam muito o atendimento à demanda on-line e surpreendem seus consumidores.







Mais uma vez agradecemos a equipe 
UFMG Consultoria Júnior 
pelas pesquisas e informações.

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